A menina, que fugia da educação física na escola pública e que se recusava à jogar nada além de queimada, deu uma chance para o basquete e o match aconteceu, rendendo uma relação de 14 anos e mais alguns outros esportes no caminho.

Minha história com o esporte começou num churrasco onde conheci um técnico de basquete que me convidou para fazer uma peneira. Eu era muito alta para minha idade e nem queria saber : “Ah não, prefiro vôlei!”

Não que eu era boa em vôlei, mas era um esporte mais “feminino”. Queria evitar ao máximo mais chacota, afinal, aos 14 anos, já era a menina gigante, magrela e de “cabelo ruim”. Imagina jogando um esporte “masculino”?

Com muita insistência dos meus pais, dei uma chance. Os primeiros encontros foram bem ruins. Eu era péssima, tropeçava nas linhas e nem sabia correr direito. Tinha zero coordenação e consciência corporal!

Mas dei mais uma chance para a relação! Dizem que não se conhece ninguém em um primeiro encontro e que a química acontece com o tempo. Tudo depende do momento em que estamos. Eu me abri para o basquete e o basquete se abriu para mim.

imagem: arquivo pessoal – Aline Inocêncio

Em pouco tempo, treinando muito e com muita paciência do meu pai, que me levava para treinar e pegava meu rebote, fui federada e aí tudo foi fluindo.

Joguei dois anos no COTP – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, e dois anos no time da Janeth Arcain, em Santo André. No meu último ano de federação, a relação ficou tensa. Não sabia para onde ir com o fim do projeto da Janeth. Queria continuar jogando, mas ainda não tinha um grande destaque em quadra, poucas bolsas para atletas e era época de vestibular ou “tensolar”.

Eu queria estudar, mas queria jogar também e sabia que não queria depender financeiramente dos meus pais. Eles queriam que eu continuasse e eu aceitei esse patrocínio com objetivo de tentar peneirar no ano seguinte. Entrei em um time amador que participava de campeonatos e jogos regionais. Esse ano eu desenvolvi muito meu basquete e também amadureci. Também passei perrengue porque não tínhamos muito apoio financeiro e treinávamos nos parques.

A yoga surgiu nesse período turbulento. Eu fazia academia num bairro da zona leste e uma professora tentou formar turma. Lembro que no final da prática eu gostei tanto da sensação de relaxar e dar um tempo em toda a turbulência, que queria que mais gente tivesse acesso e pensei: “Quero dar aula disso!”

imagem: arquivo pessoal – Aline Inocêncio

Pesquisei e não era nada viável financeiramente para mim na época. A turma de yoga não vingou, continuei com o basquete, no ano seguinte joguei no adulto e consegui uma bolsa de estudos. Escolhi fazer educação física, não que eu amasse, mas sabia que teria mais facilidade de entrar no mercado de trabalho por conhecer bastante gente e foi assim que consegui meu primeiro trampo e estágio.

O meu primeiro estágio foi em um projeto social onde um dos esportes era basquete. Era um desafio diário mostrar outro esporte além do futebol para as crianças e trazer as meninas para o esporte.

imagem: arquivo pessoal – Aline Inocêncio

Mais tarde em outro estágio, no Sesc, tive a oportunidade de trabalhar com outros esportes e faixas etárias. Tinha basquete com adolescentes e adultos, e os professores faziam questão que eu os acompanhasse nas aulas tanto para incentivar as meninas, quanto para aprender a trabalhar com basquete.

Nesse período, conheci o Rachão Basquete feminino, onde tive acesso ao basquete lazer, que eu diria que é meu terceiro crush, rs. Eu me divertia jogando, mas a competição era muito mais exaltada. No Rachão, o que estava em evidência era a resistência de mulheres e meninas para jogarem em quadras dominadas pelos caras.

imagem: arquivo pessoal – Aline Inocêncio

Nós íamos nas quadras e fazíamos questão de jogar apenas com mulheres, independente do nível de basquete. Mais tarde, integrei a organização e aprendi muito. Éramos em 5 mulheres negras compartilhando do mesmo desejo e cada uma com suas particularidades e experiências.Tenho muito a agradecer cada uma, e as minas que comparecem nos encontros. Depois que comecei a frequentar, me senti muito fortalecida e sabia que quando me posicionasse em qualquer espaço que eu estivesse, não estaria só!

Eu e o basquete tínhamos um relacionamento bem estável, mas eu sentia falta de algo a mais, um temperinho na relação, saca? E sabendo que Yoga estava na grade de aulas do Sesc, logo dei um jeito de acompanhar a professora para retomar o crush de um encontro.

Foi aí que voltamos e, mesmo formada, frequentava as aulas de Yoga e logo em seguida basquete duas vezes por semana. Eu tinha acabado de me formar, já trabalhava na minha área, dando aulas de treinamento funcional e me virava nos 30 para continuar nessa rotina, mesmo morando longe do trabalho e do Sesc.

Percebi que nesse período essas duas relações me ajudavam, uma completava a outra. Eu saía da aula da yoga revigorada e entrava no basquete muito mais consciente e com mais paciência para enfrentar toda a testosterona dos meus colegas. Algumas vezes, eu me aprofundava tanto na Yoga, que  precisava dar um tempo para não levar bolada na cara quando entrava no basquete – fica aqui a dica de dar um tempinho entre as práticas – kkk.

Depois de juntar uma grana, consegui fazer o curso de formação de Hatha Yoga. Me aprofundei no estudo da filosofia e, após um ano, comecei a dar aulas e continuei praticando.

Com a pandemia, pela primeira vez na vida de basquete, precisei dar um tempo. Sinto falta da quadra, das amigas e dos torneios. Como a nossa relação é bem aberta e a Yoga é bem de boa, experimentei esportes individuais. Retomei um crush antigo com a corrida, nos vemos toda semana, retomei uma vontade de me desafiar na escalada e agora tô me desafiando no pole dance. Nossos encontros são esporádicos, mas sempre surpreendentes e de tirar o fôlego. Ando também fazendo uma leve amizade colorida com futevôlei, esportes de chutar nunca foram tão favoritos, mas até que tá indo.

Eu sinto a Yoga presente em todos os esportes, não só pelo condicionamento físico mas principalmente pelo elo entre ouvir e me permitir sentir cada esporte e cada momento que presencio.

Acredito que as relações são espelhos que nos mostram o que precisamos enxergar em nós mesmas. Se encararmos o esporte ou qualquer outra atividade corporal, como a yoga ou dança, como uma relação, logo teremos um espelho que pode nos permitir a nos conhecer melhor e consequentemente sermos melhores nas nossas relações com o mundo e com quem vive nele.

Aline Inocencio da Silva, formada em Educação Física, licenciatura e bacharelado, atuo como Personal trainer com aulas de funcional,musculação e pilates e sou professora de Hatha yoga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like
Leia mais

SALVANDO A SANIDADE MENTAL NA PANDEMIA

Muitas vezes eu achei que determinado esporte não era pra mim por não conhecer pessoas no meio ou por eu não achava acessível para o meu bolso, também tinha duvidas da minha capacidade física, e pensava que não tinha corpo para tal. Foi a escalada que me ensinou a competir comigo mesma e não me comparar ao coleguinha do lado que está em níveis mais difíceis.
Leia mais

ETARISMO NO ESPORTE

Eliud Kipchoge, detentor do recorde mundial em maratona, diz que “nenhum ser humano é limitado”. Eu acredito nisso. E ainda, que a idade de ninguém define o que ela é ou não capaz de fazer, não acredite em quem diz que “já passou da idade”. Você não é limitada, ainda mais por sua idade!
Leia mais

CELEBRE SUAS MICROVITÓRIAS

Se tem uma coisa que pedalar ensina é que todo dia você tem uma microvitória. E isso em tempos tão estranhos, é algo para se comemorar, e muito. O esporte faz a gente se comparar com a gente mesmo o tempo todo e essa evolução requer esforço e autocuidado. Quando conseguimos é preciso celebrar.