Leia ouvindo: Lizzo feat Ariana Grande – Good as Hell

O que eu mais gosto como jornalista é contar histórias. Melhor ainda é poder se inspirar de alguma forma com essas histórias. Eleita melhor do mundo pela FINA seis vezes (!) e muito longe de receber o reconhecimento que deve pela mulher incansável que é: Ana Marcela Cunha é braba. Te convido a conhecer a história dela. Quer saber mais de quem estou falando? Eu tenho inúmeros motivos para te fazer acreditar nessa minha afirmação.

01) Medalha em mundial? Doze e contando… Ana Marcela Cunha tem nada mais, nada menos, que doze medalhas mundiais na carreira em maratonas aquáticas – uma mais bonita que a outra diga-se de passagem. Dá uma olhadinha na foto abaixo. Mas o que chama atenção no histórico é a consistência nas conquistas de 2011 a 2019.

Reprodução / Instagram

02) Pura resistência! A brasileira faz um esporte onde o próprio nome já mostra o desgaste: maratona aquática. Mas ele tem provas de várias distâncias: 5km, 10km (prova olímpica) e 25km. Qual a favorita e que leva um carinho especial de Ana? Acredite, a prova de 25km, que leva cinco horas e meia em alto mal. Tá bom ou quer mais? Ela é tetra campeã nessa categoria.

03) Estrategista e disciplinada! Como boa atleta, Ana Marcela aprendeu a traçar estratégias ao lado do seu treinador Fernando Possenti. Não se assuste ao assistir uma prova, ela sempre pode te surpreender no sprint final. Além disso, ela tem uma disciplina admirável. O treino é as 8h na piscina? 7h da manhã ela está estacionando o carro para se preparar.

04) Queimadura de água viva? Incansável! Em 2018, Ana Marcela sofreu queimaduras de água viva durante uma etapa em alto par. Acha que ela parou a prova? Desistiu pela dor? Que nada! Um terceiro lugar honroso na carreira com direito a história para contar.

Reprodução / Instagram

05) Conquistas inéditas! Além das conquistas acima, tem algumas no currículo que valem pelo ineditismo. Em 2019, por exemplo, Ana Marcela ficou com a medalha de ouro nos Jogos Mundiais de Praia e nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Check é com ela mesma!

06) Reconhecer os erros e se reinventar! Aos 27 anos, Ana Marcela tem a fórmula dos Jogos Olímpicos. Em Pequim 2008 ficou em quinto lugar. Em 2012 não conseguiu classificação para Londres. Na Olimpíada do Rio em 2016 décimo lugar com problemas durante a prova por alimentação. Ela soube se reinventar para manter o objetivo.

07) Foco sem fim! O ciclo olímpico fortaleceu a trajetória de Ana. 2017, 2018 e 2019 foram anos maravilhosos. 2020 tem Jogos Olímpicos em Tóquio no meio do ano e o foco é 100%. Ana Marcela se isolou até da imprensa, cumpriu todos os compromissos no último ano e está totalmente dedicada a medalha que falta: a olímpica.

Reprodução / Instagram

08) Case de sucesso! Que o esporte de alto rendimento é difícil para se manter você já sabe. Agora, a baiana tem sete patrocinadores individuais, além de apoios de bolsa atleta, por exemplo. Se isso não é sabe se posicionar, gerar resultados e boa imagem ao cliente eu não sei o que é.

09) Livro dos recordes! É isso mesmo. Guiness Book. Ana Marcela aparece em destaque na página 238 da edição por ser a maior vencedora do Circuito Mundial da FINA, na prova dos 10 km, com quatro conquistas. Na publicação, ainda é mencionada como a maior vencedora de provas da competição com 20 vitórias. Ela aparece ao lado de outras estrelas da natação como a americana Katie Ledecky e o britânico Adam Peaty.

10) Vem aí! Vamos deixar o número dez em aberto para o futuro e a conquista 10/10 que vem por aí?

Tive a ideia desse texto depois de passar dois dias inteiros na cola da Ana Marcela Cunha e perceber que me falta fôlego até para assistir tamanho foco. É piscina, academia, musculação, fisioterapia, psicóloga, piscina de novo… É uma vida inteira em busca de um sonho. Sonho dela que passa a ser nosso também. Inspiração não falta, espero que você consiga sentir aí também!

Nos vemos em duas semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like
Leia mais

PRECISAMOS FALAR SOBRE MULHERES; PRECISAMOS FALAR SOBRE FUTEBOL

Uma mulher tomar as proporções que Marta tomou, principalmente no futebol, feriu a sensível masculinidade de milhares de homens. Saímos do armário, queridos. Estouramos a bolha, amores. Marta é a maior, com ou sem aquele apelido imbecil de "pipoqueira" que esses mesmos homens criaram. O que incomoda não é o futebol, é a postura. É a causa. É uma mulher ser ouvida. E mais do que isso, é uma mulher fazer barulho e acordar tantas outras - jogando futebol.
Leia mais

MEDITAÇÃO ATIVA

A cada dia que passo em contato com a natureza, os momentos de escape e conexão se tornam mais longos e a consciência do agora se estende com mais intensidade pela minha existência.