Não sei o que você listou como resoluções para o seu novo ano, mas se eu pudesse te dar um conselho seria: revisite cada uma delas depois de ler este texto.

Já vou me explicar, mas antes desejo que até aqui seu novo ano tenha sido repleto de saúde, realizações, boas trocas e consciência. Deixei esta palavra até em negrito porque foi ela que acompanhou meu último semestre de 2021 e que já foi eleita a palavra de 2022, quiçá da vida. Mais do que uma palavra, ela traz ação.

Consciência não vai te dar um novo hábito de presente, mas vai te ajudar a construir um. Olhar para os nossos hábitos, sentimentos, comportamentos e afazeres com consciência é uma habilidade que traz inúmeros benefícios, inclusive para a saúde.

A maior parte das resoluções de ano novo envolvem adoção ou retomada de hábitos relacionados a saúde física e/ou emocional, finanças ou carreira. Quer dizer então que precisamos colocar em pauta, todos os anos, aquilo que nós já sabemos que devemos seguir para a vida inteira: alimentação equilibrada, praticar exercício de forma regular, guardar mais do que ganha, dormir 7h por noite, entre outras coisinhas…

Isso ocorre por algumas razões e a ciência tem uma explicação. Segundo pesquisas das ciências do comportamento, metas vagas, sem clareza, não factíveis e sem relevância apresentam maior probabilidade de falha. Sem falar ainda no modo automático que acabamos entrando.

imagem: reproudção/instagram – Dra. Patrícia Moll

É no modo automático onde muito provavelmente se inicia a perda dos nossos cuidados. O que é um perigo, pois já não prestamos mais atenção no que estamos fazendo. Comemos sem sentir o gosto da comida, respondemos sem pensar, olhamos sem ver, ouvimos sem escutar. Tudo isso sem consciência alguma. Acionar este modo parece ter sido a forma que encontramos de conseguir dar conta da vida no mundo complexo, acelerado e hiper conectado em que vivemos.

Mas será que dá para viver desse modo e ter saúde ao mesmo tempo? Acredito que você já tenha percebido na prática que não. 

Consciência no momento de traçar as metas e na construção de hábitos no nosso dia a dia é o caminho certo para a realização. A consciência traz mais autoconhecimento, que traz maior compreensão da nossa humanidade e do ambiente que vivemos. Também nos faz viver mais no momento presente e nos permite fazer escolhas com mais coerência do que sentimos e desejamos. Assim, não só o novo ano, mas a vida tem mais significado, clareza de propósito e fluidez.

Hora de dar uma olhada nas metas de ano-novo, hein?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like
Leia mais

2021 JÁ É MÊS QUE VEM, E AI?

Leva-se tempo para construir um novo hábito, bem como criar consciência para novas escolhas. O famoso "não é para ter pressa, mas também não vamos perder tempo". Uma boa reflexão para ser feita hoje, amanhã e depois, e para sempre. Todos os dias podemos subir mais um degrau, ressignificando aquilo que já não faz mais sentido.
Leia mais

ANA MARCELA CUNHA É BRABA

O que eu mais gosto como jornalista é contar histórias. Melhor ainda é poder se inspirar de alguma forma com essas histórias. Eleita melhor do mundo pela FINA seis vezes (!) e muito longe de receber o reconhecimento que deve pela mulher incansável que é: Ana Marcela Cunha é braba.
Leia mais

OI, CONTEÚDO ESPORTIVO!

Escolher trabalhar com conteúdo esportivo foi desafiador, não pelo conteúdo em si, já que desde que me conheço por gente prático e acompanho os mais diversos esportes - o que facilita bastante, mas não é o suficiente. O tempo todo você precisa provar que você sabe do que está falando, que estudou para aquilo, que abraçou aquele projeto porque você tem competência para tanto.