Imagem: arquivo pessoal/Ana Claudia Bittencourt

A 155 km de São Paulo, São Francisco Xavier, SFX para os íntimos, é um lugar para quem está querendo relaxar, entrar em contato com a natureza, curtir uma boa gastronomia e de quebra, fazer trilhas a pé e de bike.

Há opções de hospedagem para todos os gostos, como A Rosa e o Rei, Chapéu de Palha e Portal do Equilibrium. Fiquei hospedada na Pousada Serra do Luar, que tem ofurô com vista para as montanhas e ótima localização para quem quer fazer trilhas a pé ou de bike.

ACORDE CEDO E BORA PARA O PEDAL

Saindo da pousada bem cedo, comecei a trilha de bike em direção ao Mirante Pedra de São Francisco, também conhecido como Pedra do Porquinho. Depois de pedalar 15 km, parte ainda em asfalto, começaram as infinitas subidas e os desafios. Algumas partes da trilha eram mais técnicas pois tinham bastante cascalho, dificultando um pouco as subidas. 

Chegando no Mirante, você tem uma vista panorâmica da Serra da Mantiqueira. Há duas pedras com escadas para ter uma vista ainda melhor. O visual é impressionante – o que faz valer todo o esforço. Embaixo da pedra há uma pequena gruta com a imagem de São Francisco de Assis. O lugar é um convite para fazer um lanchinho, apreciar a vista e descansar, já que a altimetria do percurso é elevada. 

Imagem: arquivo pessoal/Ana Claudia Bittencourt
Imagem: arquivo pessoal/Ana Claudia Bittencourt
Imagem: arquivo pessoal/Ana Claudia Bittencourt

Saindo do Mirante me informaram que ainda havia mais 2 km de subida. Mas, depois disso foi só alegria, com um downhill de quase 5 km de tirar o fôlego! Ainda no final do percurso tem uma placa que mostra que você saiu do estado de SP e entrou em MG. O percurso total foi de 42 km com 1.200 m de altimetria.

Imagem: arquivo pessoal/Ana Claudia Bittencourt

ACORDE CEDO E BORA PARA TRILHA – DESSA VEZ, `A P´E

No outro dia fiz uma trilha a pé no Pouso do Rochedo, onde há diversas trilhas que levam a 8 cachoeiras, vale a pena conhecer!

Imagem: arquivo pessoal/Ana Claudia Bittencourt

Para aproveitar a noite em SFX, não deixe de conhecer o centrinho da cidade, com alguns restaurantes, empórios e lojas que valem a visita. Para jantar indico o restaurante João de Barro – Empório & Restaurante, eles têm um bar anexo ao restaurante bem charmoso e um cardápio também com opções vegetarianas. Vale a pena provar os drinks que eles fazem, e também o Gin produzido por eles mesmos. Experimentei uma entrada de truta defumada e o risoto de cogumelos trufado. Claro que não poderia faltar a sobremesa típica da região, doce de leite e goiabada. Excelentes!

Para ir no verão ou no inverno, SFX é um destino ideal para passar um final de semana ou feriado, curtindo a natureza e ainda praticando esporte pelas muitas trilhas da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *