Foi só aos 33 anos que realizei a minha primeira corrida de rua e foi na Centauro Reveza Adidas. 

Foi uma prova de revezamento com 4 percursos de 5km e um pouquinho para duplas, trios ou quartetos completarem 21km, distância de uma meia maratona. 

E como uma mulher leva outra, eu levei várias mulheres comigo. Algumas já experientes em corrida em sua primeira de revezamento e outras foi a primeira vez na vida. 

Diferente de diversas modalidades esportivas, a corrida não precisa ser iniciada ainda criança, conhecemos inúmeras pessoas que começaram a correr após os 50 anos. Importante lembrar que é necessário se cuidar bem e, para isso, ter acompanhamento profissional é fundamental para ter sucesso na atividade.

A corrida não exige uma grande habilidade, mas cuidado e fortalecimento. No meu caso fez toda a diferença a musculação, pilates e fisioterapia desde Novembro do ano passado quando tive bursite no quadril e também travei as costas – treinando corrida na rua.

Muitas vezes eu deixei de me inscrever para corridas pois achava que não tinha treinado o suficiente para correr 5km. Até descobrir que tudo bem não aguentar correr 5km direto e que poderia intercalar com caminhada. Achava que só eu faria isso mas vi muitas pessoas intercalando, o que me fez sentir acolhida. Ao mesmo tempo que pensava em desistir e aparecia alguém gritando palavras de incentivo ou alguém do meu lado num ritmo legal que acabava me puxando junto. Algumas músicas da minha playlist também surgiam como um milagre num momento de muito cansaço como Don’t Stop Me Now do Queen.

Há bastante respeito e admiração entre os atletas iniciantes e avançados. Diferente do que vemos em propagandas de academias, vídeos no Youtube ou influenciadoras fitness, na corrida vi mulheres de todos os tamanhos e idades, vi muitos corpos reais. Na corrida vemos representatividade real, flacidez, corpos sem filtro em seu momento de suor, dor, cansaço…cenas que não vemos com muita frequência na internet sem nenhum filtro.

Foi especial estar ao lado de diversos amigos e familiares, além de encontrar pessoas incríveis que conheci pelo Instagram e que me incentivaram muito a correr. Foi incrível realizar a minha primeira prova em um revezamento, com muitas pessoas em suas primeiras provas também. Sensação de vitória e orgulho. 

Você que nunca correu, te convido a participar de uma corrida para sentir esse gosto de completar um desafio, de receber uma medalha pois você merece reconhecer seu esforço em busca de melhor qualidade de vida. Não é nada fácil ser um atleta da vida real, mas muito recompensador!

Na corrida amadora, você não precisa ser melhor do que ninguém, somente melhor que você mesma a cada dia. E se não melhorar, tudo bem também, o que importa é não ficar parada! Sua mente e seu corpo irão te agradecer!

PS: recomendo alguns perfis de mulheres que correm e falam de diversidade corporal na corrida: @atleta_de_peso, @umacorrida, @babilp, @apersonaltaconsciente, @voltaredondarun e @kellykkroberts. Conhece mais perfis? Compartilhe aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like
Leia mais

BOTA PARA CORRER 2022

Para 2022, serão dois destinos inéditos que irão proporcionar mais uma vez a conexão dos participantes com lugares paradisíacos do Brasil: a primeira etapa será realizada em 6 de agosto, na Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, e, a segunda edição do ano será em São Miguel dos Milagres, Alagoas, no dia 22 de outubro.