COMUNIDADE

O Esportes Dela é sobre construção de comunidade, mulheres, esportes, histórias, inspiração, motivação e pertencimento. É sobre andar juntas e fortalecer laços, criar narrativas e compartilhar diariamente transformações através do esporte.

Tornar o esporte acessível para meninas e mulheres no Brasil não é fácil, o maior desafio está na renda. Quanto menor o recurso financeiro, maior a diferença da participação esportiva por gênero.

Além da acessibilidade, o Brasil vive o machismo diariamente. A cultura de não incentivar mulheres a praticar esportes, principalmente coletivos, é explicada pelo pouco acesso das mulheres ao lazer devido as tarefas domésticas, que ocupam em média 20,5 horas semanais, enquanto os homens gastam apenas 10 horas.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil de 2017, mostrou que mulheres praticam menos atividades físicas que os homens. A pesquisa também revela que a renda das mulheres é 28% inferior, mesmo apresentando níveis educacionais mais elevados e que essas desigualdades têm um peso decisivo na distribuição da prática de atividades físicas e esportivas na população. No futebol, segundo o relatório, 41,4% dos homens praticam futebol, enquanto apenas 2,7% das mulheres estão envolvidas com a modalidade.

Apesar do imenso desafio, sabemos o quão necessário é criar um veículo de mídia direcionado para o esporte feminino com o direcionamento que queremos.

Bem vindo a comunidade das mulheres no esporte!