Desenvolver um projeto de conteúdo envolve muito mais do que dedicação de tempo. E quando falamos sobre esporte feminino, isso toma uma proporção ainda maior. Não só por ser um mercado que cresce a cada minuto, mas também pela questão da representatividade, narrativa, pesquisa, embasamento, direcionamentos, linguagem, parcerias, e outros tantos fatores que são essenciais para desenvolver – de fato, o esporte feminino.
Hoje o Esportes Dela faz parte de algo maior, é a plataforma de esporte feminino da W Content, agência de conteúdo e influência com foco no esporte feminino. Nesse processo de transição, o Esportes Dela passou por uma transformação profunda. Editorialmente falando, mas principalmente como marca. Lançamos o JUNTAS, o movimento por mais mulheres juntas no esporte.
Também decidimos por reativar esse espaço por sabermos que a informação, além das redes sociais, é essencial, e o melhor período para fazer isso seria durante os (já) históricos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde, diferente do que Pierre de Coubertin um dia imaginou, atingimos o marco da equidade: somos 50/50. Em nenhum outro momento se falou tanto sobre equidade de gênero no esporte, tão pouco o assunto era debatido.
O Esportes Dela é um espaço para a mulher no esporte, onde a representatividade importa e isso se traduz em uma frase publicada em nosso instagram que acabou viralizando: Quando mais mulheres estão no esporte, mais meninas querem estar. E aqui é esse lugar. O lugar da atleta de alto rendimento tratada com respeito, ou a atleta amadora que ama seu esporte, ou ainda para a esportista iniciante, que vê aqui nesse espaço o seu lugar. Também é para meninas que querem entrar no esporte e também para aquelas que ainda não sabem, mas o esporte fará parte da vida delas.
Hoje, como sócia-fundadora da W Content, idealizadora do Esportes Dela e esportista desde os três anos de idade, posso endossar a frase da economista do esporte, Laura Guarnier, Meninas no Esporte, Mulheres na Liderança. Se eu não tivesse encontrado o esporte, não estaria aqui, escrevendo essa carta aberta.
Vamos juntas!
Sports bring women together.
Com amor,
Juliana Manzato